Saltar uma Mesa
Saltar um Duplo
A única diferença entre Mesa e Duplo é que a Mesa não tem “buraco” entre a rampa de lançamento e a aterragem, ao contrario do Duplo. A técnica para passar estes dois saltos é exatamente à mesma:
- Tenho de ir em posição de equilíbrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
- Na rampa de lançamento tenho de deixar a bike fluir pela rampa para poder ganhar alguma altura.
- No ar tenho manter o equilíbrio compensando com peso do meu corpo.
- Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.
Saltar um Transfer / Hip
O transfer / hip é um salto em que a aterragem não esta na mesma direção do salto, pode estar a 45º, a 90º,… é basicamente um Duplo ou Mesa com aterragem deslocada para um dos lados, a técnica para passar um transfer é praticamente à mesma:
- Tenho de ir em posição de equilíbrio (pés ao mesmo nível), Velocidade adequada ao comprimento e altura do salto e tenho de ir concentrado no que vou fazer.
- Na rampa de lançamento ou deixo a bike fluir para a “virar no ar”(na direção da aterragem) ou saio um pouco obliquamente na rampa de chamado de modo à bike saia já a “virar no ar”.
- No ar tenho manter o equilíbrio compensando com peso do meu corpo.
- Quando começo a descer meto a bike mais ou menos paralela a aterragem, de modo a não haver impacto.
Saltar um Drop
Saltar um Gap
Os Drop’s e Gap’s são idênticos por que ambos são saltos na vertical sem rampa de lançamento, a única diferença é que o Drop tem a aterragem junto ao “buraco” e o Gap tem aterragem afastada do “buraco”, existem Gap’s de diferentes tipos dependendo do tipo de obstáculo que esta entre a zona de lançamento e a aterragem: Rio/Riacho – River Gap; Estrada/Caminho – Road Gap; Escadas – Stair Gap;
Saltar um River Gap
Saltar um Road Gap
Saltar um Stair Gap
A técnica para saltar um Drop é:
- Vou para o Drop em posição de equilíbrio, devagar e concentrado.
- Quando a roda da frente chega perto do “buraco” puxo o guidão e a roda da frente de modo que a bike se mantenha ligeiramente levantada até a roda de traz passar o “buraco”.
- No ar equilíbrio a bike compensando com o peso do corpo.
- No final a aterragem depende se o drop é para “Flat” ou se tem uma aterragem: Com aterragem apenas tenho de meter a bike mais ou menos paralela a aterragem e ir com pernas e braços ligeiramente curvados para amortecer o impacto; Para “Flat” implica uma maior técnica de amortecimento, em que tenho de cair primeiro com a roda de traz e amortecer o impacto quase todo com as pernas.
Para saltar um Gap:
- Vou para Gap em posição de equilíbrio com muito mais velocidade que no Drop.
- Quando a roda da frente chegar à zona de lançamento dependendo da velocidade: Ou deixo a bike apenas Fluir; Ou puxo a bike fazendo um “Bunny Hop” (+B+).
- É essencial manter a bike direita para conseguir chegar mais longe.
- Quando se aproxima a aterragem tenho de aterrar de modo a amortecer o impacto, diminuindo a velocidade com a bike paralela a aterragem.
(+B+) Bunny Hop (Puxar a bike sem auxilio de qualquer rampa):
- Vou no chão a direito em posição de equilibro com pouca velocidade.
- Ao chegar ao obstáculo (passeio, banco, tronco,…) puxo o guiador e roda da frente até atingir a altura do obstáculo.
- Com os pés ligeiramente inclinados puxo os pedais para cima e conseqüentemente a roda de traz também levanta.
- Mantenho a bike direita no ar, fechando as pernas.
- A aterragem deve ser feita na roda de traz e/ou em “Manual” (+M+)
(+M+) Manual (Ir com roda da frente levantada sem pedalar)
Fazer um Manual (Num shore)
Como fazer um manual:
- Puxar a roda frente até atingir o ponto de equilíbrio
- Manter o ponto de equilíbrio: Se for a cair para traz dou um toque de travão (traz) para que a roda da frente desça para manter o ponto de equilíbrio; Se for a cair para frente dou impulso com os pés nos pedais de forma a levantar a roda da frente para manter o ponto de equilíbrio.
- Vai em manual até onde quiser xD
Fazer um WallRide
WallRide é basicamente andar com bike em paredes verticais ou quase verticais.
Isto exige já alguma técnica:
- Vou em direção a parede com alguma velocidade.
- Com ou sem rampa de lançamento puxo um Bunny Hop e empurro ligeiramente a bike contra a parede.
- Durante a execução tento manter a bike o mais paralela ao chão e perpendicular à parede.
- Ao começar a chegar ao chão vou diminuindo gradualmente a inclinação da bike.
Depois de dominar estes saltos passamos as manobras, para efetuar uma manobra corretamente é sempre necessário ir concentrado, com velocidade adequada e em posição de equilíbrio e também no final aterrar sempre de modo a não haver impacto.
Fazer “One Hand”
- Para fazer “One Hand” deves tirar a mão quando a bike já está equilibrada no ar, aconselho a tirar a mão esquerda para que a mão direita fique sempre na manete no travão de traz.
- Coloca a mão antes de aterrar exceto se quiseres fazer um “One Hand Lander”.
Fazer “No Hands”
- Para fazer iniciar o “No hands” aconselho a primeiro agarrar o banco no meio dos joelhos,
- Depois de ter à-vontade a tirar as duas mãos uma de cada vez, começa tirar as duas ao mesmo tempo
- Mas atenção não tente logo um suicide* tenta primeiro ir com as mãos ao capacete ou aos joelhos.
- Se aterrares sem mãos e sem cair fazes um ” No Hands Lander”.
Fazer “No Hands Suicide”
Depois de teres à-vontade a tirar as duas mãos tenta o suicide:
- primeiro tiras as mãos
- depois á medida que levas as mão atrás das costa inclina o tronco para traz.
Cuidado: Quando tirar a mão e quando voltar à mão no guidão.
Fazer “One Foot”
- Para fazer “One Foot” deves tirar o pé quando a bike já está equilibrada no ar, aconselho a tirar o pé do pedal que está a frente para que o outro pé apenas rode o eixo pedaleiro para traz sem influenciar a trajetória da bike.
- Coloca o pé antes de aterrar exceto se quizer fazer um “One Foot Lander”.
Fazer “No Foot”
- No “No foot” tiras os dois pés ao mesmo tempo quando a bike está ainda a subir
- Depois abres mais ou menos as pernas esticadas conforme o tempo que tens no ar.
Fazer “No Footed Can Can”
Esta manobra é um pouco mais complicada:
- É preciso estar muito à-vontade com os “No Foot’s” abusados.
- Primeiro um pé passa por cima do tubo superior do quadro,
- Depois o pé contrario sai também do pedal
- Por fim esticam se as duas pernas paralelamente uma á outra.
Fazer “WhellCliker”
- No “WhellClicker” também é preciso esta muito à-vontade com “No Foot’s” abusados,
- Primeiro tiram se os pés dos pedais como um “No Foot” normal,
- Depois em vez de os pés subirem para o lado, sobem para cima até ficarem mais altos que o guiador.
- De seguida tens de chegar o rabo para a frente para conseguir bater os pés por cima dos braços.
Fazer “Superman”
O “Superman” é uma manobra mítica:
- Começa quando a bike esta a subir no ar, saltas nos pedais para cima.
- Quando tiveres com o tronco paralelo ao chão, dás os esticão com as pernas e manténs as pernas o mais juntas possível.
- Estica tudo o que puderes e depois volta posição inicial.
Fazer “Tri-Star”
O “Tri-Star” é fazer um “No Footed One Hand”:
- Primeiro faz-se o “No Foot”
- Só depois de se faz “One Hand”
- Por fim mantêm se no ar algum tempo e volta a posição inicial para aterrar.
Fazer “Nothing”
No “Nothing” é preciso largar a bike por completo:
- Primeiro faz se o “No Foot”
- Só depois se faz o “No Hands”
Atenção: fazer enquanto a bike se encontra a subir no ar!!!
Fazer “X-UP”
Um “X-UP” é quando o guidão passa dos 180º existe também o “X-UP 270″
- Antes de iniciar a rotação do guiador, no ar, chegar s joelho um pouco mais traz esticando um pouco as pernas.
- Depois rodar o guiador até fazer 180º ou até sentir os braços a tocar um no outro cruzados.
Fazer “Table Top”
“Table Top” a minha manobra preferida!!! (colocar a bike paralela ao chão)
- Sair do salto direito
- Ganhar altura
- Começar a virar o guiador empurrando a testa do quadro e puxando a roda de traz com os pés nos pedais.
- Manter os joelhos junto ao quadro e mais ou menos juntos.
Fazer ”Whip”
No “Whip” apenas torcemos a bike para um dos lados.
- Primeiro viramos a roda da frente para o lado contrario que queremos virar a trazeira.
- Puxamos a frente para esse lado e empurramos a trazeira para o outro.
- Depois de atingir o ponto…
- Viramos novamente a roda da frente para o outro lado e endireitamos a bike.
Fazer “Kiss of Death”
Dar um “beijinho na roda” xD
- Ao sair do salto puxar a frente e ao mesmo tempo se inclinar para a frente até ficar com o guidão na zona da barriga
- Inclinas a cabeça para frente para junto da roda
Fazer “Kiss of Death One Foot”
É igual ao “Kiss of Death”, mas ao mesmo tempo que inclina o tronco para frente tira um pé do pedal para traz.
Boa Sorte e Muitos Treinos!
Essas manobras são show de bola, ou melhor, show de "bike"! KKK. Agora com certeza vou ficar super fera de bike, valew pelas dicas.
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